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segunda-feira, 18 de julho de 2011

Notícias: Confusão na organização do ano lectivo

Notícia publicada no SOL:

A menos de dois meses do início do próximo ano lectivo, as escolas estão longe de perceber como se devem organizar para o regresso às aulas. E os professores continuam às voltas com o modelo de avaliação do desempenho, em vários ritmos e com muitas dúvidas.

Enquanto em algumas escolas os professores têm até hoje para entregar o relatório de auto-avaliação, noutras, o prazo coincidiu com a correcção dos exames nacionais e, noutras ainda, os prazos estendem-se até 31 de Agosto.

Apesar disso, são muitos os que dizem não saber como fazer a avaliação. «Não fiz nada e ninguém esclarece as dúvidas que tenho», afirma uma professora de Mafra, que se diz confusa quanto à forma de apresentar as necessárias ‘evidências’ – provas de que se fez o trabalho que consta do relatório de avaliação. A docente não sabe também a quantidade de provas que tem de juntar ao relatório de avaliação. «Há quem ande a passar todo o trabalho que fez à mão para quadros Excel para poder entregar como ‘evidências’ na avaliação», conta uma professora do Seixal. Outros entregam fotos e vídeos do que fizeram com os alunos.

Paulo Guinote, autor da Educação do Meu Umbigo explica que «não há sequer um padrão » na forma como estão a ser esclarecidas as dúvidas: nuns casos é o conselho pedagógico que produz documentos explicativos, noutros são os directores e noutros ainda «as coisas são resolvidas entre relatores e avaliados».

Prazos contraditórios

Mas o maior problema será perceber as consequências que as notas terão nos concursos. «Isso preocupa-nos bastante, porque é a vida dos docentes que está em jogo», afirma Ricardo Silva da APEDE (Associação de Professores e Educadores em Defesa do Ensino).

Paulo Guinote teme, aliás, que as classificações sejam usadas para definir a atribuição de horários, hierarquizar os docentes nos grupos pedagógicos ou «empurrar professores para fora do quadro», dando-lhes horários zero. Tudo isto será possível, porque «a distribuição de serviço está ao critério do director, sem obrigação de obedecer a graduação ou antiguidade».

«Esta avaliação não pode ter impacto nas graduações para concurso», sublinha João Dias da Silva da Federação Nacional de Sindicatos da Educação (FNE), que ainda está à espera que o Ministério chame os sindicatos para discutir a avaliação, mas também a organização do ano lectivo.

Dias da Silva acredita que a legislação que acabou com o Estudo Acompanhado e a Área de Projecto não está em vigor, porque «foi suspensa pela Assembleia da República». Mas há outros pontos para esclarecer. «Sem saber se a avaliação continua e em que moldes, nenhuma escola poderá atribuir horários, porque os professores relatores terão menos turmas».

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) assegura que «até ao final do mês» serão dadas instruções, mas enquanto isso não acontece a Direcção-Geral de Recursos Humanos da Educação (DGRHE) quer que os directores indiquem as necessidades de professores até 22 de Julho. «Entendam-se», exclama Dias da Silva, que diz que os calendários são já muito apertados.

Os prazos são contraditórios, mas fonte oficial do gabinete do ministro Nuno Crato assegura que «tudo está a ser preparado para que o ano lectivo decorra com normalidade». E lembra que as escolas podem fazer ajustamentos nos pedidos de horários «até 17 de Agosto». Quanto à avaliação é que nem uma palavra. «Ainda não reunimos informação», justifica.


Texto publicado na pagina:

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=24215

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