Páginas

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Redução de turmas está a provocar revolta no concelho

Noticia publicada no jornal Barcelos Popular, edição de 29-07-2010

Redução de turmas está a provocar revolta no concelho
Juntas e associações de pais ameaçam fechar escolas

Armandina Saleiro está solidária com a posição das freguesias.

Juntas e associações de pais de praticamente todos os agrupamentos escolares de Barcelos estão na disposição de impedir o início das aulas no ensino primário no próximo ano lectivo, prevendo-se uma rentrée atribulada.

Depois de Galegos S. Martinho se ter manifestado, tal como o BP noticiou a semana passada, foi agora a vez de Carvalhal, Pereira, Alvelos, Silva, Vila Frescainha S. Pedro e Rio Covo Santa Eugénia reunirem-se para marcarem uma posição contra a decisão da DREN em reduzir o número de turmas, poupando, assim, no ordenado dos professores que serão dispensados e cumprindo uma meta estabelecida já no ano passado – cada turma terá de ter 24 alunos.

Câmara solidária com freguesias

Numa reunião realizada sexta-feira, Junta e Associação de Pais de Carvalhal ameaçaram "fazer greve às aulas", caso a decisão se mantenha. A autarca Sameiro Serra disse que a decisão "é política", sobretudo quando se sabe que os alunos "excedentes" de Carvalhal serão transferidos para Remelhe, freguesia de uma autarquia PS. A presidente de Junta e uma comitiva de encarregados de educação foram recebidos pela vereadora da Educação, ao início dessa noite. Armandina Saleiro disse no final do encontro aos jornalistas que pouco pode fazer a não ser encaminhar o descontentamento das populações aos organismos competentes: "A constituição de turmas não é uma competência da Câmara Municipal. Passa única e exclusivamente pela Direcção Regional e pela Equipa de Apoio às Escolas". A autarca garantiu ter manifestado o "descontentamento e preocupação" do executivo, no entanto, foi-lhe respondido que havia orientações para que o Despacho fosse cumprido. Agora, até 31 Julho, a Câmara aconselhou as pessoas e entidades que tem recebido a exporem as situações junto da DREN, até 31 de Julho – data em que serão publicadas as listas – na esperança de esta alterar as "situações excepcionais".

Junta de Santa Eugénia na disposição de pagar um professor

Augusto Dias, presidente de Junta de Santa Eugénia, confirmou ao BP a existência de um abaixo-assinado, a exemplo da maioria das freguesias envolvidas, para enviar à DREN. O autarca garante o apoio à sua população contra uma decisão que considera de "incongruente. Nós garantimos à DREN que conseguíamos arranjar matrículas para as quatro salas mas é inadmissível a chantagem que fizeram connosco de só aceitarem matrículas se os chamados 12 condicionais que temos se mantiverem no jardim-de-infância". Dias mostrou-se ainda surpreendido por não aceitarem que a Junta, ao abrigo do POC, através de um protocolo com o IEFP, contrate um professor por um ano, com o argumento de ser um procedimento ilegal.

Também aqui os pais estão dispostos a fechar a escola em Setembro.

In Barcelos Popular


sexta-feira, 23 de julho de 2010

Comunicado - Importante!!!

Comunicado


Informam-se todos os Pais e Encarregados de Educação, das crianças do Jardim-de-infância e do Ensino Básico que irão frequentar o próximo ano lectivo, que na próxima segunda-feira (dia 26 de Julho), às 18.H30 haverá uma reunião (na escola) para todos os Pais e Encarregados de Educação.

É FUNDAMENTAL a presença de todos, para debatermos os seguintes assuntos:

  • Encerramento de 1 sala do Jardim-de-infância
  • Reestruturação das turmas do Ensino Básico

A Associação de Pais

Praia - 22 de Julho

Nono dia de Praia

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Aquisição dos livros escolares

O Agrupamento Rosa Ramalho já informou acerca da aquisição dos livros escolares.

Os pais/encarregados de educação devem adquirir os livros (de preferência nas livrarias do concelho de Barcelos) e solicitarem factura onde deverá constar o nome do aluno e a escola que frequenta.

A factura deverá ser, depois, entregue na Câmara Municipal e o reembolso da mesma será realizado em quinze dias, segundo indicações.

No entanto, para evitar filas, a Associação de Pais disponibiliza-se para recolher as facturas, solicitar os valores e devolver o respectivo montante, de forma a facilitar esta tarefa aos pais.

Praia - 20 de Julho

Sétimo dia de Praia

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Praia - 16 de Julho

Na ausência do bom tempo... foram visitar o Castro de São Lourenço – Esposende.

O Castro de São Lourenço encontra-se no monte do mesmo nome, ao Norte de Esposende, perto de Vila Chã, a uma altura de 200m acima do mar, num dos esporões graníticos da arriba fóssil que se estende desde o Monte Faro (Palmeira de Faro) até S. Paio de Antas (Esposende).
Este castro foi classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto 1/86, DR 2, de 3 de Janeiro de 1986.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Castro_de_S%C3%A3o_Louren%C3%A7o


sexta-feira, 16 de julho de 2010

Livros Escolares


Livros Escolares

Vimos informar que já se encontra afixada, na escola, a lista de manuais escolares para o próximo ano lectivo 2010/2011.

Contudo, devido a notícias publicadas em órgãos de comunicação social, que referem a distribuição gratuita de livros pela Câmara Municipal de Barcelos, recomendamos os pais/encarregados de educação ponderarem a aquisição dos manuais.

A Associação de Pais tentou obter junto do agrupamento Rosa Ramalho e da Junta de Freguesia a confirmação de que a compra dos livros ficaria a cargo da autarquia, não obtendo até ao momento qualquer confirmação. A APESE fornecerá a informação assim que possível.

Praia - 15 de Julho

Quarto dia de Praia


quarta-feira, 14 de julho de 2010

Praia - 13 de Julho

Segundo dia de Praia - Dia 13 de Julho



Praia de Apúlia - 12 a 23 de Julho

Quarenta e duas crianças do Jardim-de-infância e Escola EB1 de Rio Covo Santa Eugénia vão à praia numa iniciativa da Associação de Pais, com o apoio da Junta de Freguesia.

Pela primeira vez, esta iniciativa foi aberta a todas as crianças, que durante duas semanas vão poder usufruir deste serviço.

Para os pais que desejem, ficam as fotos dos primeiros dias de Praia.

A Associação de Pais agradece à D. Lina (auxiliar da Associação de Pais), à Joana(auxiliar da Associação de Pais), à D. Fátima (auxiliar da Junta de Freguesia), à D. Fátima (auxiliar da Escola), à Patrícia (voluntária) e à Dª Celeste pelo acompanhamento, apoio e dedicação que têm tido às crianças, nestes dias de praia.

A Associação de Pais agradece ainda o patrocínio, acompanhamento e apoio da Junta de Freguesia nestes dias e ao Jardim de Infância pela cedência do material de praia dos anos anteriores.